Diário de projeto

Desculpem pelo atraso do novo post, já era para ter saído dias atrás!

Minha intenção era escrever sobre testes de usabilidade utilizando protótipo em papel, mas demoraria muito, especialmente agora que estou envolvida no lançamento de um projeto e há muita coisa ocupando meu tempo. Fica para uma próxima! :)

Quero compartilhar um hábito que adquiri e que tem me ajudado muito a melhorar como profissional: criar uma espécie de diário de projeto.

Manter um registro do que acontece no dia-a-dia faz você refletir sobre seu modo de trabalhar, seus erros e acertos em cada etapa e até mesmo lembrar daqueles detalhes importantes que acabam se perdendo no meio das tarefas e prazos curtos.

Crie um documento e escreva um pouco a cada dia, resumindo acontecimentos ou observações que julgue ser importante para que você possa analisar posteriormente. Não precisa ser nada gigantesco e complexo. É seu, pode ser informal, pode ser ser curto.

Para mim tem sido muito útil e positivo: vejo se gastei tempo demais em alguma coisa que não compensou, identifico quando e no que estou falhando na comunicação com outras pessoas envolvidas, dúvidas que tive ao longo do projeto e como lidei com elas, meios que utilizei para realizar alguma tarefa, feedbacks que recebi, recursos que fizeram falta, como estou organizando as etapas, coisas que aprendi, melhorias necessárias nas apresentações, nos documentos, etc.

Escreva todo dia ou sempre que achar necessário registrar alguma coisa. Tire 10 minutos no fim do dia, não custa nada!

Quando tudo terminar, tenha uma bela surpresa lendo seu diário.