Evite dores de cabeça:
Mantenha os entregáveis de AI atualizados

Esse post é para lembrar a importância de mantermos toda a documentação de um projeto de arquitetura da informação atualizada.

É fato que nem tudo em um projeto termina igual ao previsto. Seja durante estudo de concorrência, de personas, desenvolvimento de wireframes, teste de usabilidade ou quaisquer outras etapas de um projeto de AI, certas necessidades e/ou objetivos surgem e mudam as coisas. Quando falo de mudanças, me refiro desde uma informação que precisa ser movida de lugar até uma mudança no funcionamento do sistema que afete fluxos ou algo da mesma importância.

Quando essas mudanças vão ocorrendo e você não atualiza os entregáveis criados anteriormente, as dores de cabeça começam. O grande vilão costuma ser a falta de tempo, nos fazendo seguir com as etapas e deixar os documentos como estão.

Nesses momentos temos sempre que lembrar das outras pessoas envolvidas no projeto. Elas precisam das orientações passadas através desses documentos para poderem fazer o trabalho delas. Com um entregável desatualizado em mãos, cedo ou tarde alguém cometerá erros – às vezes críticos – atrasando o andamento do projeto. Serão transtornos demais no futuro devido a esse “pequeno” descuido.

De preferência, atualize os entregáveis de arquitetura da informação assim que as mudanças começarem a surgir, seja após uma reunião, pesquisa, o que for. Aproveite enquanto as informações estão frescas na sua mente para que não ocorra nenhum equívoco ou esquecimento.

Faça um esforço, pois o tempo que você utiliza mantendo a documentação em dia é menor que o tempo necessário para refações e tentativas de relembrar o que foi mudado ou não, evitando estresse e desentendimentos desnecessários lá na frente.